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domingo, 17 de janeiro de 2010

Governo investe R$402 mil com recursos próprios para recuperação de estradas





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Publicada: 17/01/2010
Fotos: Divulgação

Estradas esburacadas, sem sinalização, acostamento e com curvas malfeitas e perigosas. Este cenário não faz mais parte da paisagem nas estradas de Sergipe. Para se ter uma ideia melhor, segue um dado surpreendente: a Confederação Nacional do Transporte (CNT), entidade representativa das principais empresas de logística do país, avaliou 90 mil quilômetros de rodovias de todo o país, incluindo as pavimentadas federais e estaduais (apenas as principais) e identificou as sergipanas em excelentes condições, incluída na lista entre as melhores do país. O relatório mostra que a sinalização melhorou consideravelmente. Em relação ao pavimento, quase não foram encontrados defeitos ou sinais de desgaste.

Na avaliação anterior, feita no início de 2007, 70% da malha rodoviária havia sido condenada. Mas este resultado não caiu do céu. Desde 2007, o governo vem trabalhando para melhorar as rodovias sergipanas, aliás, esta foi uma das promessas de campanha da atual gestão.

A partir de um investimento de R$ 402 milhões com recursos próprios, o governo do Estado conseguiu mudar a face das rodovias estaduais de Sergipe em menos de três anos. Em janeiro de 2007, no início da administração, 62% dos 3.697 quilômetros das rodovias sergipanas eram considerados ruins, 29% regulares e apenas 9% em boas condições. Uma análise técnica feita pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) desde setembro deste ano constatou que o volume de rodovias consideradas em estado ruim caiu de 62% para 27% e o índice para estradas em boas condições subiu de nove para 24%.

O trabalho foi iniciado em 2007 pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, por intermédio do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), com o rejuvenescimento das rodovias. A partir da aplicação de lama asfáltica, uma das medidas adotadas, as condições de tráfego de 25 municípios foram melhoradas numa extensão de 690km. A formação de buracos e custos com restaurações foram reduzidos depois da atitude.

Entre as grandes obras podem ser listadas a Rota do Sertão, um trecho de 216km que liga de Itabaiana à Canindé passando por outros dez municípios, a implantação da rodovia Moita Santa Rosa, que será entregue nos próximos meses junto com a rodovia que vai de Neópolis a Ilha das Flores, a rodovia de Carira a Nossa Senhor da Glória, a rodovia que liga Capela à BR-101, a rodovia Umbaúba a Indiaroba, a rodovia Vaca Serrada-Niterói, a rodovia Porto da Folha-Ilha do Ouro, a rodovia Lourival Baptista e a duplicação da avenida João Bebe Água, entre tantas outras obras que estão em andamento para serem entregues este ano. Somando apenas as citadas, o montante de investimentos chega a aproximadamente R$ 250 milhões.

Outras obras grandiosas e que irão melhorar significativamente o fluxo das estradas sergipanas são as pontes, já em andamento, como a Joel Silveira, que representou R$ 51 milhões para o Estado e resultou em um trecho com 1.080 metros de extensão, incluindo os acessos, sem falar na ponte do rio Piauí, que será a maior do Estado, com 1.712 metros, fruto de um investimento de R$ 105 milhões.

Grandes Obras

No ano de 2008, foram iniciadas as obras de grande porte no interior, como a Rota do Sertão, que passa por dez cidades, e as rodovias Vaca Serrada-Niterói, Porto da Folha-Ilha do Ouro, Própria-Neopólis, Ilha das Flores-Neópolis, Santa Rosa de Lima-Moita Bonita, Laranjeiras-Pedra Branca, Indiaroba-Umbaúba, Carira-Nossa Senhora da Glória e Capim Grosso-Canindé.

Além das vias, obras como as pontes Jornalista Joel Silveira e sobre o rio Piauí (entre Estância e Indiaroba), o acesso à Escola Agrícola do Quissamã, em São Cristóvão, as rodovias Rita Cacete-São Cristóvão, Capela-Miranda-BR-101, a restauração da rodovia Lourival Baptista (SE-270), duplicação da João Bebe Água (ponte sobre o rio Poxim-Eduardo Gomes) e o acesso ao povoado Saúde, em Santana do São Francisco, marcaram uma evolução na condição das malha viária sergipana. Somente estas ações somam de R$ 346 milhões para garantir melhor tráfego em mais de 500 km.

O governo do Estado também está investindo em recapeamento de ruas e avenidas em municípios do interior, povoados e na Grande Aracaju. “Mais de R$ 14 milhões estão sendo empregados em 82 km para atender a milhares de pessoas. O desenvolvimento industrial também está sendo incentivado a partir da construção de acessos a fábricas e distritos industriais. Quase R$ 14 milhões estão sendo destinados para garantir o tráfego de carros e caminhões em 26,7 km nas proximidades das indústrias”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa.

Reestruturação

Para executar melhor todos esses serviços, R$ 12 milhões foram investidos pelo Estado na compra de 58 novos equipamentos rodoviários. Nos últimos três anos a usina de asfalto do DER praticamente dobrou a sua produção. Em 2008 foram 32.483 toneladas contra 17.278 em 2007. De janeiro a setembro de 2009 já foram produzidas 29.281 toneladas, com tendência a superar os números do ano passado.

A meta é que até dezembro de 2010 o governo tenha realizado uma transformação completa na infraestrutura rodoviária do Estado, fazendo com que 91% das rodovias estejam em situação considerada boa e ótima. Para isso, segundo o secretário Valmor Barbosa, os avanços vão continuar.

“Novos investimentos já somam R$ 281 milhões, prevendo 236 km de novas rodovias, restauração de vias cuja pavimentação esteja em final de vida útil e recapeamentos. Outros R$ 10 milhões estão sendo aplicados por intermédio da Seinfra em projetos de infraestrutura rodoviária preparando o DER para a captação de recursos externos e futuras ações na área independentemente do governo”, destacou o Secretário.

Rota do sertão

Escoamento da produção, interiorização do turismo e melhoria da qualidade de vida da sociedade, segurança, conforto e tranquilidade. Esse é o saldo da reconstrução da Rota do Sertão, resultado do investimento de R$ 51 milhões feito pelo governo do Estado na revitalização dos 216,5 quilômetros da chamada Rota do Sertão. Do povoado Terra Dura, em Itabaiana, até o município de Canindé do São Francisco, a alegria está estampada no rosto de todos aqueles que foram beneficiados pela obra.

Iniciada no povoado Terra Dura, em Itabaiana, na BR-235, a Rota do Sertão passa por dez municípios, incluindo Ribeirópolis, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Cumbe, Feira Nova, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo até chegar a Canindé de São Francisco. Em todos os 216 quilômetros o asfalto foi retirado e colocado uma nova pavimentação.

A obra viabiliza exploração do potencial turístico da região de Xingó, além de colaborar com o escoamento da produção agrícola e de laticínios, já que a região é uma das maiores bacias leiteiras do Estado de Sergipe. Ao todo, durante a reconstrução das rodovias foram gerados 660 empregos diretos e indiretos com mão-de-obra da própria região.

Os municípios cortados pela Rota do Sertão foram beneficiados com a melhoria da infraestrutura nos trechos específicos. Nas localidades em que a Rota passará por dentro dos municípios, as cidades foram beneficiadas com a parte asfáltica, iluminação e sinalização, cuja manutenção ficará a cargo das prefeituras.

Fim dos transtornos

Quebra de suspensão, pneus furados e gastos com a manutenção dos veículos faziam parte da
triste realidade enfrentada pelos caminhoneiros que diariamente precisavam trafegar pelo sertão sergipano em busca de seu sustento. As péssimas lembranças, no entanto, logo serão esquecidas pelos profissionais.

“Andar por esse asfalto era muito pior do que trafegar pelas pistas de barro. Já tive sérios problemas com peças e pneus que necessitaram ser trocados por conta dos buracos que aqui existiam. As condições do trecho entre Feira Nova e Nossa Senhora das Dores eram lamentáveis. Agora, é visível que a qualidade do asfalto melhorou e que esses problemas não vão se repetir”, frisou o caminhoneiro José Roberto Oliveira.

Mas não são apenas os caminhoneiros que elogiam a qualidade da obra. O motorista Dijalmo Alves Barroso, que diariamente segue de Feira Nova a Nossa Senhora da Glória para trabalhar, também elogiou o investimento feito pelo Governo de Sergipe. “Antes, isso aqui era uma coisa triste de se ver. Não havia sinalização, os acidentes ocorriam com bastante freqüência e tínhamos que andar desviando das crateras que se formavam no asfalto. Agora a situação está bem diferente e faz gosto poder tirar o carro da garagem todos os dias para ir trabalhar”, contou.

O motociclista e comerciante João Pereira Lima, de Nossa Senhora das Dores, também se mostrou feliz com as condições da nova pista. “Andar de moto sempre foi perigoso no sertão, mas com a rodovia do jeito que estava era ainda pior. Todos agora podem circular com mais tranqüilidade, porque o percurso está todo sinalizado, dando todo o apoio necessário para evitar acidentes”, relatou.

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